21 de fevereiro de 2018

O Aprendiz - Joseph Delaney



Autor: Joseph Delaney
Título Original: The Spook's Apprentice
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 222
Avaliação: 4/5
Sinopse: "Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho que se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o caça-feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram.

De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, tem início o horror."
Para os fãs de magia e aventura, eu lhes apresento: O Aprendiz, o primeiro volume da série As Aventuras do Caça-Feitiço. Nele, nós conhecemos Thomas Ward, um sétimo filho de um sétimo filho. Esse pequeno fato poderia passar despercebido por muitos, mas é exatamente isso que o torna especial. O menino tem o dom de enxergar através do véu das sombras, tornando-o assim, o único apto para ser um aprendiz de Caça-Feitiço. Como Caça-Feitiço, ele e seu mestre devem cuidar de todos os vilarejos e cidades da presença das sombras. Apesar de importantíssima, a tarefa é vista com maus olhos por todos, o que torna a vida dos dois muito solitária.
“— O Caça-Feitiço treinou muitos, mas pouquíssimos terminaram o aprendizado. - disse minha mãe. - E os que terminaram não se igualam a ele. São medíocres ou fracos ou covardes. Tomaram um caminho equivocado, recebem dinheiro pelo pouco que fazem. Portanto, agora só resta você filho. Você é a última chance. A última esperança. Alguém tem que fazer esse trabalho. Alguém tem que enfrentar as trevas e você é o único que pode.”
Superando todos os obstáculos, Thomas segue firme (ou não tanto assim) em seu treinamento. Porém quando uma menina misteriosa chamada Alice aparece em sua vida, seu treinamento é posto em risca. Uma poderosa feiticeira é libertada e Thomas precisa de toda a coragem que ele não tem para salvar a todos das garras dessa vilã e corrigir o erro que cometeu!
Thomas é como qualquer criança: curioso. Mas a sua curiosidade não o priva de seus medos. Thomas é também extremamente inocente e essa inocência é aproveitada pelos seres das sombras, que o manipulam facilmente. O Caça-Feitiço por sua vez, é um poço de grosseria sem fim, mas que lá no fundo ainda tem um coração. Alice foi um pouco irritante para mim ao longo do livro, mas vamos esperar pra ver como a garota vai se desenvolver ao decorrer da série. Para mim, por enquanto, ela só atrasa o desenvolvimento do Thomas.
"CUIDADO: Não deve ser lido à noite!"
O Aprendiz é envolvente, investe no clima de suspense e uma leve pitada de terror (mas não tanto, afinal, Thomas tem apenas 13 anos) e possui uma excelente escrita! Com muitos mistérios e perguntas, o livro foi uma ótima apresentação do que está por vir nessa série! Só não dou nota máxima pois alguns detalhes não me agradaram, mas nada que estrague essa leitura deliciosa.
PS: O livro teve sua adaptação em 2013, chamado "O Sétimo Filho" e com elenco de peso: Ben Barnes como Thomas, Jeff Bridges como o Caça-feitiço, Julianne Moore vive a feiticeira Mãe Malkin, Alicia Vikander é Alice e outros também estrelam, como Olivia Williams, Antje Traue e Kit Harington também estrelam. Não sei se ele pega elementos dos outros livros ou não, porém achei bem fraco em relação ao livro!

Nenhum comentário

Postar um comentário