10 de março de 2018

Hamlet - William Shakespeare

Considerado o maior escritor da língua inglesa de todos os tempos, William Shakespeare é para muitos uma inspiração. Para outros, um sujeito confuso e atormentado demais para se entender. Mas um fato ninguém pode contestar, sua influência é sentida na literatura até os dias de hoje. E é sobre uma de suas obras que vamos falar na Dica Literária de hoje: Hamlet!

O que faria você se um espírito lhe cruzasse o caminho? Correria? Iria atrás?
No caso, quando dois guardas se deparam com o fantasma do rei morto durante uma patrulha noturna, eles logo correm para contar para o jovem príncipe. Hamlet, que andava abatido desde a morte de seu amado pai, não perde tempo em ir na noite seguinte comprovar com seus próprios olhos se de fato o fantasma era de seu pai. Para surpresa de todos, é revelado que de fato é seu pai e ele alerta Hamlet de que sua morte na verdade havia sido planejada por seu irmão, o atual rei e tio de Hamlet. O rei morto pede que seu filho o vingue, matando assim o traidor que casou-se com sua própria cunhada para assumir o trono. Desse momento em diante, Hamlet passa se fazer de louco diante de todos para que assim poder planejar sua vingança sem a causar desconfianças.
Ser ou não ser – eis a questão”
Cheia de tramoias, desconfiança e diálogos profundos, Hamlet é uma obra completa. E já era de esperar. De certa forma, é inevitável se pegar refletindo sobre cenas ocorridas na trama e imediatamente associar elas a fatos relacionados a nossa sociedade atual. Existe a possibilidade de se estranhar a leitura no começo, afinal, Hamlet é uma peça, seu formato é diferente. Mas eu insisto, tente. Dê uma chance pra essa obra que atravessa gerações e conquista quem o ousa ler! 

Nenhum comentário

Postar um comentário