15 de fevereiro de 2018

O Teorema Katherine - John Green



Autor: John Green
Título Original: An Abundance of Katherines
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 301
Avaliação: 3/5
Sinopse: "Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera."
Nessa obra do queridíssimo John Green, somos apresentados a Colin Singleton, um garoto prodígio de 17 anos. Desde pequeno sua inteligência acima do normal foi detectada e apesar de desde aquela época sofrer bullying, isso nunca foi um problema para ele. Colin possui várias manias típicas de um nerd, mas a que mais chama a atenção é o fato dele namorar apenas com Katherines. E tem que ser escrito exatamente assim. K-A-T-H-E-R-I-N-E. E infelizmente, até o momento ele namorou dezenove e foi dispensado por todas elas.
"(...) a distância que separava Colin de seus óculos permitiu que ele percebesse qual era o problema: miopia. Ele tinha a vista curta. O futuro jazia à sua frente, inevitável, mas invisível." 
Ele passou a vida toda esperando que seu momento "eureca" acontecesse, o momento em que ele deixaria de ser o menino prodígio para ser considerado um gênio. O problema é que Colin está ficando velho demais para ser um prodígio, suas chances de torna-se um gênio estão diminuindo a cada dia. E agora, com o fora da mais recente Katherine, Colin está transtornado. Resolvendo animar os ânimos, ele sai em uma viagem sem rumo com seu melhor amigo . Nela eles acabam indo parar em um lugarzinho no interior, chamado Gutshot, visitar o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando. A amizade dos é um dos pontos fortes do livro para mim, a cumplicidade que os dois transmitem é forte. E é aí, que Colin finalmente tem o seu momento “eureca”. Motivado pelo "pé na bunda" que levou, ele tem a ideia de trabalhar em um teorema matemático que seria capaz de prever a duração de um namoro, e de quem é que terminaria com quem, chamando-os de "terminantes" e "terminados".
"Mas Colin sempre podia contar com os livros. Os livros são o melhor exemplo de Terminado: deixe-os de lado e eles o esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão seu amor." 
A partir daí o livro foca em Colin tentando colocar em prática seu teorema e nos fatos inusitados dessa pequena cidade que eles foram parar. Colin é por vezes difícil de acompanhar e tantas contas matemáticas fizeram meu cérebro de humanas dar um nó em diversos momentos. Apesar da minha falta de afinidade com o protagonista, ele é sem dúvidas um personagem bem realista, com as paranoias de qualquer adolescente hoje em dia. O Teorema Katherine é um livro divertido e bem nerd, seu final não me causou lá grande impacto, mas seus personagens fazem sem dúvida nenhuma o livro valer a pena.

Nenhum comentário

Postar um comentário