16 de maio de 2017

Simon vs a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli


Autor: Becky Albertalli
Título Original: Simon vs. the Homo Sapiens Agenda
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
Avaliação: 5/5

Sinopse: "Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos."
Em Simon vs a Agenda Homo Sapiens somos apresentados a Simon, um garoto de 16 anos que não sabe como contar ao mundo que é gay. O problema de Simon não é o medo de não ser aceito, muito pelo contrário (afinal ele sabe que seus pais e amigos sempre vão apoia-lo), mas sim ter que se assumir publicamente. Ele não entende porque precisa divulgar sua orientação sexual enquanto homens e mulheres héteros não precisam.
Suas grandes paixões são o biscoito Oreo e trocar emails com Blue, um garoto anônimo que vem cada vez mais habitando os pensamentos de Simon. Blue é do tipo que não gosta de alarde, então quando Martin aparece com a captura de tela dos emails trocados entre Blue e ele, Simon se desespera. Martin diz querer apenas uma ajuda para sair com Abby, uma das melhores amigas de Simon, mas ele reluta em aceitar sua chantagem. Esse problema é apenas mais um dos que Simon começa a acumular, afinal ele precisa contar aos pais e aos amigos que é gay. E precisa descobrir quem é Blue. E precisa descobrir uma maneira de não ajudar Martin sem correr o risco de ter sua vida pessoal e a de Blue expostas por ele.
"- Você acabou de contar pra gente que é gay? - Pergunta Nick.
- Foi.
- Tudo bem. - Diz ele.
Abby lhe dá um tapa.
(...)
- O que devo dizer?
- Alguma palavra de apoio. Sei lá. Ou segure a mão dele meio sem jeito, como eu fiz.
Nick e eu nos olhamos.
- Eu não vou segurar sua mão. - Digo para ele, abrindo um sorrisinho.
- Tudo bem. - Retruca ele, assentindo -, mas saiba que eu seguraria a sua."
A quantidade de personagens que eu acabei me apegando nesse livro foi absurda. Todos são incrivelmente cativantes, até mesmo Martin com todos os seus defeitos e erros (não, eu não perdoei ele pelo que fez). Simon costuma dizer ao longo do livro que é cínico, o que é uma tremenda mentira já que esse garoto é a definição de fofura na Terra. Nosso protagonista é meu personagem favorito sem qualquer sombra de dúvida. Abby, Nick e Leah são os três melhores amigos que alguém poderia achar na vida. E eu não poderia deixar de falar de Blue. QUE HOMEM GALERA, QUE HOMEM! Não vou revelar quem é, afinal, é o mistério do livro, só o que posso dizer é que ele é incrível com sua personalidade adorável que faz Simon suspirar. Seus momentos com Simon são classificados como perfeitos, diga-se de passagem. 
"Branco não devia ser o padrão, assim como hétero não devia ser o padrão. Não devia existir nenhum padrão."
Esse livro já estava na minha lista de desejados há séculos e cada minuto esperando por ele, valeu a pena. É uma verdadeira lição de amor e respeito ao próximo. E apesar da sua temática ser extremamente séria, o livro segue divertido, sem deixar de lado é claro, de retratar os preconceitos de maneira realista. A homossexualidade é abordada com tamanha naturalidade, que você se pega refletindo diversas vezes o por que de ser considerado um tabu pela sociedade. Talvez a verdadeira questão do livro não seja "sair do armário" ou não, mas sim sobre fazer escolhas. Não terá um dia que eu não me pegarei relembrando esses personagens maravilhosos e tudo que eles viveram, pois meu amor por eles é tão grande que não posso descrever em palavras. Simon vs a Agenda Homo Sapiens é para todos aqueles que acreditam na igualdade e que esperam que um dia ela possa acontecer de fato. 
"Ainda não sei seu nome e nem como você é, nem todas as outras coisas. Mas você precisa entender que eu realmente conheço você. Sei que é inteligente e cuidadoso e estranho e engraçado. E você repara nas coisas e me escuta, mas não de um jeito intrometido. De um jeito real. Você pensa demais em tudo e se lembra de detalhes e sempre, sempre diz a coisa certa. Acho que gosto de saber que nos conhecemos mais por dentro do que por fora."
PS: Uma adaptação ainda sem data definida de estréia está em processo de pós-produção. O elenco conta com Nick Robinson para viver o fofo Simon Spier, Alexandra Shipp será Abby Suso, Jorge Lendeborg Jr. será Nick Eisner, Katherine Langford no papel de Leah Burke, Logan Miller como Martin Addison, Jennifer Garner e Josh Duhamel como os pais de Simon e Colton Haynes como Kevin (chamado no livro de Peter).

Nenhum comentário

Postar um comentário