9 de maio de 2017

Marley e Eu - John Grogan


Autor: John Grogan.
Título Original: Marley and Me.
Editora: Ediouro.
Número de páginas: 300
Avaliação: 5/5


Sinopse: "John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pelo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos. Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional."
Em Marley e Eu, o casal John e Jenny acabaram de se casar e resolveram comprar um cachorro como experiencia antes de ter filhos. O único problema nisso é que eles compram um pequeno filhote de labrador que é um extremamente elétrico. O que eles não sabiam era que o cachorrinho de 5kg em pouco tempo se transformaria uma maquina incontrolável de 43kg! Hiperativo, teimoso e com uma tremenda fobia de tempestades que leva a situações bastante cômicas, Marley, é o cachorro do qual o livro fala. 

No entanto, vemos muito mais do que somente a vida de Marley, acompanhamos também, o crescimento da família de John. As mudanças necessárias para de adaptar a um cachorro que só cresce cada vez mais, os filhos que vão nascendo, os empregos que vem e vão, mudanças de moradia...
A vida de alguém que tem um cão é bem complicada, se ele não for um dos mais comportados do mundo é pior ainda e isso é relatado claramente pelas constantes loucuras que Marley faz. As risadas são garantidas nesses momentos.
A narrativa é super agradável e a realista, e suficiente para que até mais desleixado leitor reflita sobre sua própria vida e atitudes. Para aqueles que tem uma presença canina dentro de casa, são incontáveis os momentos que você vai se pegar lembrando de alguma artimanha que seu próprio cachorro já fez.
Emocionante do inicio ao fim, Marley e Eu é aquele típico livro que te fará chorar por horas e mesmo assim você não se arrependerá de tê-lo lido. 
"Com o dinheiro que gastamos com Marley, poderíamos ter comprado iates. Mas quantos iates te esperam na porta de casa depois do trabalho ou te acordam com uma lambida no rosto pela manhã?"
Para aqueles que não sabem, o livro foi adaptado em 2008 com Jennifer Aniston no papel de Jenny e Owen Wilson como John. Como qualquer outra adaptação, sofreu muitos cortes, então deve-se levar em conta que não tinha como mostrar tudo em um único filme, não é mesmo?

Nenhum comentário

Postar um comentário