25 de abril de 2017

Querido John - Nicholas Sparks


Autor: Nicholas Sparks.
Título Original: Dear John
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
Avaliação: 5/5
Sinopse: “Querido John', dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Com um futuro sem grandes perspectivas, John Tyree, um jovem rebelde, decide alistar-se no exercito, após concluir o Ensino Médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa espera-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer: os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país ou seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para a Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar."
Em Querido John, somos apresentados a John Tyree, um jovem de 23 anos que não se dá muito bem com o pai. Quando era criança, John adorava falar com o pai sobre o assunto preferido dele: Moedas. Seu avô colecionava e passou a obsessão para o pai, que tentou passar para John. Porém, todo jovem tem uma fase rebelde e foi o que aconteceu para o relacionamento com o pai se tornasse complicado.
Em busca de aventura, aos 18 anos ele se alistou para o exército, onde lá finalmente amadureceu e descobriu qual era sua vocação. De tempos em tempos, os soldados são mandados para casa e é em uma dessas vezes que ele conhece Savannah Lynn Curtis na praia. Ele recupera a bolsa de Savannah que caiu no mar e ambos conversam e ela o convida para a fogueira. Lá, ele conhece Tim, grande amigo da moça e que a conhece desde a pequena. 
Não são necessários mais do que alguns encontros para eles perceberem que não tem nada em comum, mas não importa. O amor fala mais alto que todas as suas diferenças e logo eles estão juntos. Porém, eles tem apenas duas semanas juntos já que John deve voltar a sua base na Alemanha. Para não desperdiçarem tempo, ambos fazem com que cada encontro seja inesquecível e é impossível não ficar com o famoso "heart eyes" enquanto lê esses momentos.
"As pessoas mais tristes que já conheci na vida são as que não se importam profundamente com nada. Paixão e satisfação caminham lado a lado. Sem elas, qualquer felicidade é apenas temporária, porque não há o que a faça durar."
Como nem tudo são flores, em seus últimos dias juntos eles acabam tendo uma briga e John acaba ficando irritadíssimo com Savannah a ponto de bater em Tim e outros dois rapazes. Graças a Tim, os dois acabam se entendendo e logo ele retorna para sua base.
John conta os dias para a sua próxima licença de verão e enquanto ela não chega, ambos trocam cartas e mais cartas de amor. Sim, eles trocam cartas feitas a mão e não emails como os jovens de hoje. É ou não é para se apaixonar? Ambos transcrevem seus sentimentos para as cartas com tanto fervor que eu consegui me pegar à beira das lágrimas em muitos momentos.
Com o passar do tempo porém, Savannah passa a enviar poucas cartas e no final,  só sobra uma. Apesar do que Savannah escreve, nada pode mudar os sentimentos de John agora. Como na capa do livro diz, o que você faria com uma carta que mudasse tudo?
Algum tempo depois, John retorna a sua cidade natal e aproveita para ir atrás de Savannah e acaba descobrindo algo que o deixa sem saber o que fazer. Sua escolha pode mudar tudo e no fim, John Tyree acaba fazendo a certa.
"Por um segundo, quis saber se o beijo quebraria o feitiço que nos envolvia, mas já era tare demais parar. Quando os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre."
Não é questão de como você se sente e sim, de como você quer que a pessoa que você ama se sinta. Quando se ama alguém, você não pode ser egoísta, tem que escolher o que sabe que é melhor mesmo que isso, te machuque no final. Não importa a dor e a tristeza que John sinta, ele as deixa de lado para ver a felicidade de Savannah, e foi o que fez com que Querido John se tornasse um dos meus livros prediletos. Com essa história, voltamos as histórias de amor de sacrifícios, um amor que doa sem esperar nada em troca. Não é nada clichê ou meloso. Nicholas Sparks consegue retratar de forma real os acontecimentos no relacionamento dos dois e essa é sem dúvidas, uma prazerosa leitura.
E para quem não sabe, Querido John foi adaptado em 2010 com Channing Tatum como John Tyree e Amanda Seyfried como Savannah. Alterado em diversos pontos, o filme não deixa a essência do livro de lado e ainda é possível chorar rios de lágrimas com seu final.

Nenhum comentário

Postar um comentário