18 de abril de 2017

Duff - Kody Keplinger



Autor: Kody Keplinger
Título Original: The Duff - Designated, Ugly, Fat and Friend.
Editora: Globo Alt
Número de páginas: 326
Avaliação: 5/5


Sinopse: "Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela (ou ela acha). Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush — o cara bonito, rico e popular da escola — que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas.
Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele. Enquanto o mundo ao seu redor começa a desmoronar, Bianca descobre, aterrorizada, que está se apaixonando pelo garoto que ela odiava mais do que tudo."
Nesse divertido livro, somos apresentados a Bianca Piper, uma garota que não faz parte do time dos populares no colégio e que sempre acaba sentada no balcão enchendo a cara de Coca-Cola quando vai com as amigas para alguma noitada. Em uma dessas vezes, enquanto observa suas amigas se divertirem, tudo que ela consegue pensar no momento, é em ter paz mas isso não é o que acontece quando Wesley Rush aparece.
Wesley é o cara mais pegador do colégio, aquele que faz as meninas se jogarem aos seus pés e se isso já não fosse suficiente para tirar Bianca do sério, durante a breve conversa deles, ele a chama de DUFF (Designated- Designada, Ugly- Feia , Fat- Gorda, Friend- Amiga) do seu grupo e furiosa com o rótulo, Bianca joga sua garrafa de Coca-Cola em Wes.
"Não importa aonde você vá ou o que você faça para se distrair, a realidade volta para te pegar, afinal."
Depois desse terrível encontro, Bianca começa a acumular uma série de problemas e quando encontra Wesley novamente, tudo que ela faz é beija-lo. Sim, se acalmem e não torçam o nariz para a história por causa desse detalhe. A partir daí, Wesley começa ser uma espécie de válvula de escape para ela e ele, não se importa em ser usado dessa maneira. Porém, o que era para ser só uma distração começa acarretar ainda mais problemas (pais em crise, amigas se afastando, ex namorado de volta a cidade e Toby Tucker) em sua vida pessoal quando Bianca começa a ponderar se ela está deixando se envolver demais pelo maior pegador do colégio. Poderia o mulherengo se envolver da mesma maneira que ela estava se deixando? Ela não sabe.
"Confusa, eu desdobrei o papel e li a pequena frase que foi rabiscada na parte superior.
Wesley Rush não corre atrás de garotas, mas eu estou correndo atrás de você."
Bianca é uma personagem super fácil de se identificar. Ela não tem paciência para socializar ou ficar horas se maquiando ou escolhendo roupas, ela faz mais o tipo impulsiva. Para ela, tudo isso é besteira do nosso mundo padronizado -Palmas para essa Queen-. Seu temperamento é explosivo, portanto espere sempre por respostas sarcásticas, grosseiras e as vezes, realistas demais. Por causa disso, a dinâmica de seu relacionamento com Wesley é extremamente divertida de acompanhar. Ele é tudo que Bianca odeia, mulherengo, popular e extremamente atraente, o que só causa dezenas de atritos entre eles até mesmo quando ambos estão com a bandeira branca da paz erguida. Entre todos os personagens, quem mais evolui é Wesley, apesar da Bianca também crescer bastante ao decorrer do livro. Do maior mulherengo sem alma do mundo ele aos poucos começa a se abrir e a mostrar que ele não é só esse cafajeste que todos acham, ele assim como qualquer outra pessoa, também possui problemas e é com Bianca que ele aprende a lidar com eles.
" (...)
- Então, você não ia me contar?
- Por que eu contaria?
- Porque eu me importo! - Wesley gritou. Suas palavras se chocaram contra mim, me aturdindo por um segundo. - Eu estive preocupado com você desde que você foi embora da minha casa há uma semana! (...)"
Repleto de cenas divertidíssimas do inicio ao fim, Duff, é uma excelente pedida para quem está procurando boas gargalhadas, então não percam a oportunidade e comecem já a ler esse livro maravilhoso!
P.S: Para quem não sabe, o livro foi adaptado em 2015 para o cinema com Mae Whitman no papel de Bianca e Robbie Amell no papel de Wesley, que sinceramente se encaixaram como uma luva no papel. O elenco ainda conta com Bella Thorne, Bianca A. Santos, Skyler Samuels, Nick Eversman e etc. 
Completamente diferente do livro, o filme não deixa de ser divertido ao adicionar mais teen a história. Como um Meninas Malvadas da nova geração, é impossível não se apaixonar pelos personagens e suas personalidades.


Nenhum comentário

Postar um comentário