24 de abril de 2017

Em algum lugar nas estrelas - Clare Vanderpool

Autor: Clare Vanderpool
Título Original: Navigating Early
Editora: Darkside Books
Páginas: 288
Avaliação: 5/5

Sinopse: Em Algum Lugar nas Estrelas, da autora norte-americana Clare Vanderpool, é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine. O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.
Clare Vanderpool foi a primeira autora estreante a receber o cobiçado prêmio Newbery Medal, da American Library Association, por Moon Over Manifest, seu livro de estreia. Em Algum Lugar nas Estrelas é seu segundo romance. Comparado a clássicos como Huckleberry Finn, de Mark Twain, Em Algum Lugar nas Estrelas entrou na lista dos mais vendidos do New York Times e vem sendo adotado como um livro indispensável por várias escolas nos Estados Unidos. Uma leitura encantadora para leitores de todas as idades.

Um livro espetacular que apresenta dois meninos que não se encaixam muito bem na sociedade. Jack perdeu sua mãe muito cedo e seu pai não é muito presente, como ele esperava que fosse. Seu pai, por ter servido na guerra há alguns anos antes não dá a devida atenção ao filho. Desde a morte de sua mãe sua vida tem se tornado um pesadelo, e tudo faz com que o pequeno menino sinta cada vez mais falta de sua mãe.
"Ele não falou 'à vontade', mas, quando entrei no quarto, deixei escapar um suspiro que, aparentemente, segurava há algum tempo."
Depois de ir para um colégio interno, passou a ser um garoto mais sozinho ainda. Com dificuldades de fazer amigos, acha um apoio em Early, que também tem uma história triste. Early perdeu seu irmão na guerra e até hoje não superou sua morte. Ele é um menino brilhante que pensa diferente dos outros. Enxerga os números de uma forma diferente das outras pessoas e sua grande inspiração é o número Pi. Através desse número toda uma história incrível é guiada e é com essa história que ele e Jack saem em busca de uma super aventura. 
Coisas assustadoramente incríveis nessa jornada acontecem e algumas vezes Jackie se sente perdido e só consegue pensar em sua mãe e se ela estivesse viva, ao lado dele, ele não estaria ali. Sua mãe sempre tinha uma frase que o ajudava, e era nisso que ele focava sempre.
"Ligar os pontos. Minhas mãe dizia que olhar as estrelas tinha a ver com isso. 'Lá em cima é como aqui embaixo Jackie. Você precisa procurar as coisas que as conectam. (...) Nossos corações se encontram.'"
 O desfecho desse livro é realmente lindo. Uma história emocionante demais que leva o leitor a refletir sobre a importância da amizade, determinação e esperança. A conexão é absurda entre as histórias, o que faz o leitor pensar na incrível criatividade dessa autora maravilhosa. A história é cativante do início ao fim. O livro é bonito demais, com uma capa que não deixa nada a desejar. A Darkside Books é uma editora espetacular que sempre pensa no leitor ao montar o livro. Percebe-se pela beleza de seus livros. 


Nenhum comentário

Postar um comentário