19 de janeiro de 2018

Capitão América - Tempo Esgotado

Poucos devem saber (ou não), mas sou complemente apaixonada pelo Capitão América. E não, para aquelas que estão pensando que o motivo é pela beleza do ator que o interpreta (Chris Evans), estão muito enganadas. É claro que eu acho o Evans uma belezura de pessoa, mas não é só por isso que amo o Capitão. Tudo que o Steve representa como pessoa é o real fato de eu ser louca por ele. Capitão América é de uma época em que a liberdade de muitos civis foi tirada, ele viveu a guerra mundial e é a liberdade, o correto a se fazer que ele busca mais do que tudo. Claro que a criação do personagem veio por uma jogada de marketing na época da guerra e uma de suas principais tarefas era esbanjar o patriotismo americano. De lá pra cá, o personagem largou de lado muitas das suas características iniciais e mas se mantem como um símbolo da liberdade seja ela qual for.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa, a Dica Literária dessa sexta: a hq Capitão América – Tempo Esgotado. 


A HQ começa com a morte polêmica do inimigo mais tradicional do Capitão. Não vou revelar quem para não dar spoilers, mas quem gosta, provavelmente já sacou quem é. A partir daí, é construído um suspense em relação a quem seria o assassino.
Enquanto isso vemos Steve Rogers em uma série de crises, principalmente graças a culpa que sente pela morte do Gavião Arqueiro, fato esse que levou a dissolução dos Vingadores e ainda serviu para abrir velhas feridas como a da morte do seu antigo parceiro, Bucky. Para piorar, ele não sabe lidar com qualquer agente da Shield que o enxerga como uma lenda viva. Perdido e precipitado é como Steve Rogers está em boa parte dessa aventura.
Ao decorrer da trama, Steve revive o episódio da morte de Bucky e volta ao local que ele teria sido torturado e aos poucos começa a entender quem está por trás da morte de seu maior inimigo. Ele percebe que o assassino na verdade faz parte do seu passado e é movido pelo desejo de vingança auxiliado por alguém que pretende fazer o Steve sofrer antes de matá-lo.
A HQ é uma obra de arte de belíssimos detalhes. Graças aos traços de Steven Epting que tornaram as cenas de ação um espetáculo de cores e ao roteiro de Ed Brubaker que tira de letra em nos deixar tensos a cada página avançada, Capitão América – Tempo Esgotado é sem duvidas uma hq que deveria ser lida por todos. Para aqueles que não tem muito conhecimento pelo personagem, é uma chance de conhecer mais afundo Steve Rogers e seu passado. Enquanto para aqueles que já o conhecem, se preparem para uma aventura digna do Capitão América.

Nenhum comentário

Postar um comentário