22 de janeiro de 2018

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky



Autor: Stephen Chbosky
Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Editora: Rocco
Número de páginas: 224
Avaliação: 4,5/5
Sinopse: “Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.”
Em As Vantagens de Ser Invisível, somos apresentados a Charlie, um tímido garoto de 15 anos que acaba de perder seu melhor amigo e está entrando no maior pesadelo de todos para muitos: o ensino médio. Charlie escreve cartas íntimas para o chamado “querido amigo”, que no caso, podemos dizer que somos nós leitores. Dessa maneira, conhecemos suas frustrações em lidar com o suicídio de seu melhor amigo, suas primeiras experiencias com bebida, o relacionamento com sua família e principalmente, sua amizade com Sam e Patrick e tantos outros fatos.

“Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.”
Charlie possui problemas em se relacionar com as pessoas, mas tudo muda quando conhece Sam e Patrick. Com o rolar dos acontecimentos, percebemos o amadurecimento de Charlie como ser humano. Nós rimos, choramos e compreendemos o que ele passa, mesmo que não tenha acontecido conosco nada do que estão nas páginas de suas cartas. As Vantagens de Ser Invisível é um livro doce, assim como Charlie, que possui o poder de tocar seu coração e aquece-lo como nunca havia imaginado antes. De maneira geral, esse é o tipo de livro que te faz pensar sobre tudo – sobre sua vida, seu cotidiano, sobre quem você é e como quer seguir daqui para frente. Só não ganha nota 5 pelo seu desfecho, que acabou deixando algumas lacunas a serem preenchidas.
Em 2012, foi adaptado para o cinema com um elenco de peso: Logan Lerman encarnou Charlie, Emma Watson adaptou Sam e Ezra Miller adaptou Patrick, além de Nina Dobrev como Candance, Paul Rudd como Bill, Mae Whitman como Mary Elizabeth, entre outros. Com fortes atuações, os atores conseguiram transmitir seus personagens com clareza e diversão. Alguns pontos talvez tenham ficado confusos para aqueles que assistiram somente ao filme, mas cabe a cada um considerar os detalhes.

Nenhum comentário

Postar um comentário