24 de julho de 2017

O Lado Bom da Vida - Matthew Quick


Autor: Matthew Quick
Título Original: The Silver Linings Playbook
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 254
Avaliação: 4/5
Sinopse: "Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora."

O Lado Bom da Vida relata a vida de Pat Peoples, um homem recém liberado de uma clinica psiquiátrica (o lugar ruim, como ele costuma dizer) e que seu único desejo é voltar para sua esposa, Nikki. O problema é que ele perdeu a noção da quantidade de tempo que passou naquele lugar, esquecendo até mesmo o motivo que o fez parar na clinica. A única coisa que ele sabe é que sua esposa Nikki, quis que eles ficass
em um tempo separados e é nisso que ele se agarra boa parte do livro.
"A maioria das pessoas perdeu a habilidade de ver o lado bom das coisas, embora a luz por trás das nuvens seja uma prova quase diária de que ele existe."
Sua mãe e seus amigos se recusam a falar sobre o que aconteceu para ele ter ido parar no lugar ruim e isso só te instiga a descobrir os acontecimentos que levaram Pat para a clinica. Um belo dia seu amigo Ronnie o convida para um jantar de boas vindas na sua casa oferecido pela sua mulher, Veronica. Pat aceita o convite e vai, descobrindo que Veronica chamou sua irmã, Tiffany, para se juntar a eles. Durante todo o jantar Tiffany é seca e irônica, mas ao final da noite quando Pat a leva em casa, ela se mostra ousada e um pouco parecida com Pat. Ou seja, um tanto desequilibrada. No começo da relação deles, tudo que Pat quer é tentar afasta-la, mas ao decorrer dos fatos, ele percebe o quão parecidos eles são. Foi divertido acompanhar os dois tentando provar que não são malucos um para o outro. 
Aos poucos vamos descobrindo tudo que aconteceu na vida de Pat e acompanhamos seus medos, suas explosões de fúria, suas leituras e seus aprendizados. Matthew Quick nos propõe um intenso quebra-cabeça, que se você não tiver paciência e curiosidade não conseguirá ler todo o livro. Quick também nos mostra sempre o quão positivo Pat é, vendo sempre o lado bom das coisas. Acho que isso é bom e ruim ao mesmo tempo, pois se você não pensar assim vai viver num mundo em que não gosta sempre reclamando da vida e se pensar positivo, quando se decepcionar não saberá como lidar. De maneira geral, a história é conduzida com um enredo leve, esperança, drama e uma pitada de humor que te faz ficar presa as páginas até finalmente finalizar a leitura.
"Praticando ser gentil em vez de ter razão."
Em 2012, a adaptação do livro recebeu oito nomeações ao Oscar. No elenco tivemos Bradley Cooper no papel de Pat, Jennifer Lawrence como Tiffany, Robert De Niro como Patrizio Solitano "Pat Sr.", Chris Tucker como Danny, Julia Stiles como Veronica, Anupam Kher como Dr. Patel, Brea Bee como Nikki, etc.

Nenhum comentário

Postar um comentário