30 de junho de 2017

Dica Literária: Julio Verne

Olá leitores! Para começar essa nossa nova aventura, vamos falar do Júlio Verne! Para aqueles que não sabem Julio Verne é conhecido como o pai da ficção científica. Suas obras mais famosas foram histórias de aventura, nas quais descrevia tecnologias e descobertas científicas muito antes delas se tornarem realidade, como as viagens espaciais (em Viagem ao Redor da Lua) e o submarino (em vinte Mil Léguas Submarinas), entre outras. Incentivado por Alexandre Dumas, em 1850, estreou sua primeira peça de teatro. Em 1851 escreveu seu primeiro conto de ficção científica. E em 24 de março de 1905, Júlio Verne faleceu, junto à mulher e ao filho.
Todos os livros dessa coleção vem com um breve resumo da sua vida, como você pode ver a seguir:
De sua imensa obra (mais de cem títulos, entre romances, novelas e peças de teatro) as mais famosas são: Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1872), Viagem ao Centro da Terra (1864), Da Terra à Lua (1865), A Ilha Misteriosa (1874) e Viagem ao redor da Lua (1869). 
Apresentações feitas, vamos a minha coleção e suas histórias. Todas as edições contém um roteiro de leitura, como podem ver a seguir:
    
Agora caso tenha se interessado por esse mestre, fica aqui a sinopse dos seus principais trabalhos:
20 Mil Léguas Submarinas:Em 1866, quando navios de diversas partes do mundo começaram a naufragar e sofrer misteriosas avarias, governantes e homens de ciência mobilizaram-se para identificar, localizar e deter o misterioso monstro marinho responsável por tais ataques. Mas a missão não correu conforme os planos, e a besta desconhecida destroçou a fragata que fora em sua captura. Lançados ao mar, o professor Aronnax, o fiel Conselho e o exímio arpoador Ned Land foram resgatados e feitos prisioneiros pelo enigmático capitão Nemo, dono, líder e principal habitante do prodigioso submarino Náutilus. Navegando águas remotas dos oceanos e lançando-se em ousadas caminhadas submarinas, esses homens desbravarão a vida por um ângulo inteiramente novo, descobrindo a exuberância da flora e da fauna marinhas e experimentando emoções conflituosas, numa viagem vinte mil léguas sob os mares.

Viagem ao Centro da Terra:
Vamos descer, descer, sempre descer! Como sabe, para chegar ao centro do globo temos apenas mais seis mil quilômetros a atravessar! Em 1863 o renomado professor Otto Lidenbrock, geólogo e mineralogista, descobre uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra. É o quanto basta para o impetuoso cientista se lançar na mesma aventura - levando consigo o sobrinho Axel, colega de profissão mas defensor de diferentes teorias científicas, e o impassível Hans, guia que se mostrará indispensável para a empreitada e seu espantoso desfecho! Rios de lava, mares subterrâneos, os primórdios da vida no planeta, fauna e flora pré-históricos, múmias de homens primitivos... Fruto da imaginação e do conhecimento de um dos pais da ficção científica, "Viagem ao centro da Terra" é uma das obras mais originais e ousadas de seu tempo.
A Volta ao Mundo em Oitenta Dias:
'A volta ao mundo em oitenta dias' (1864) narra as peripécias de Phileas Fogg - um dos personagens mais famosos criados por Julio Verne - e sua exótica aposta, onde se compromete a fazer a volta ao mundo em oitenta dias.
Da Terra à Lua:
Após a Guerra de Secessão, os Estados Unidos entram num longo período de paz, o que preocupa demais os membros do Clube do Canhão. Afinal, o que farão das suas vidas sem nenhuma guerrinha onde poderiam exercitar todas suas habilidades e conhecimentos bélicos, principalmente na criação de balas e canhões? Mas a monotonia não dura muito, pois o excelentíssimo Sr. Impey barbicane, presidente do Clube do Canhão, já tem planos muito bem traçados para o futuro. Planos que literalmente vão da Terra á Lua. Todos os membros do Clube são convocados para trabalhar em prol desse plano, construindo um canhão que seja capaz de lançar um projétil tripulado até a Lua. Mas eles não contavam com alguns pequenos, porém complicados, problemas.
A Ilha Misteriosa:
Cinco "náufragos do ar", arrastados em seu balão por um furacão, aterrissam numa ilha deserta do Pacífico Sul, em 24 de março de 1865. Contando somente com a roupa do corpo, porém enérgicos e determinados, o pequeno núcleo de colonos irá refazer toda a longa trajetória da civilização: da pré-história aos tempos modernos, do domínio do fogo à fabricação de nitroglicerina, dos primeiros artefatos à pilha elétrica, da cerâmica rudimentar à instalação de um elevador e de um telégrafo, sem deixar de passar pelo advento da agricultura e da pecuária. Mas logo perceberão, escondida na ilha, uma presença misteriosa, cujas intervenções eles constatam, sem no entanto descobrirem sua origem...

Nenhum comentário

Postar um comentário